Inserir um Objeto Empty:
Clique
Shift + A e selecione Empty na janela Pop-up - ver acima.
Você
pode locar Empty aonde quiser.
Para isso, selecione o Empty e clique G (de Grab) para movê-lo;
Para isso, selecione o Empty e clique G (de Grab) para movê-lo;
Mova-o
para um pouco mais próximo da Câmera, na vista Top, Tecla numérico 7.
Clique com o
Botão Direito do Mouse sobre a Câmera para selecioná-la (1).
Em Câmera (2) e em Depht of Field (3), item
Focus (3) selecione o Empty (4) como objeto;
NODE EDITOR:
Mude a área de trabalho para a função Node Editor – editor de nós. Clique no cubo à esquerda inferior da área de trabalho.
Clique no terceiro ícone (1) mostrado na figura abaixo e a acione
Use Nodes (2).
Pode-se
ampliar a tecla do quadrinho em Composite, clicando na aba (1) e arrastando com
o mouse até ela ampliar a sua área.
Clique na Câmera (2) da janela Render Layers para renderizar a imagem. Tecle Esc para sair do quadro de renderização.
A imagem renderizada
aparecerá no nó Render Layers e na Composite.
Vamos inserir mais um nó chamado
de Viewer.
Sua função gerar uma pré-visualização da imagem de fundo na área de trabalho facilitando a percepção das mudanças – que serão realizadas a seguir.
Clique em Add no menu inferior da área de trabalho ou clique shift + A.
Ver Output e Viewer.
Sua função gerar uma pré-visualização da imagem de fundo na área de trabalho facilitando a percepção das mudanças – que serão realizadas a seguir.
Clique em Add no menu inferior da área de trabalho ou clique shift + A.
Ver Output e Viewer.
Com o próprio cursor, clique no
botão Image do quadro Render Layers
e arraste até o botão image do quadro
Viewer recém inserido - ver abaixo.
Verá que imediatamente a imagem renderizada aparecerá na janela Viewer.
Verá que imediatamente a imagem renderizada aparecerá na janela Viewer.
Somente com o nó Viewer habilitado é que fica viável o que será feito a seguir.
Clique
no quadrinho BackDrop (1).
A imagem
renderizada aparecerá no fundo da área de trabalho. Isso fará com que se tenha
uma atualização imediata dos resultados ao aplicarmos Nodes e seus respectivos filtros.
Caso queira reduzir a imagem de fundo, altere o tamanho da
imagem na renderização. Verifique que ela está em 50% (1) - figura acima.
Altere para 25%
Tecle em Image acima.
A imagem será novamente renderizada.
Tecle Esc para limpar a janela da renderização.
Altere para 25%
Tecle em Image acima.
A imagem será novamente renderizada.
Tecle Esc para limpar a janela da renderização.
Para mover a imagem do fundo e relocá-la aonde achar
necessário, pressione e mantenha pressionada a rodinha do meio do mouse.
Logo em seguida tecle Alt no teclado.
Por fim desloque o mouse para onde quiser locar a imagem renderizada.
Por fim solte a rodinha e a tecla Alt.
Logo em seguida tecle Alt no teclado.
Por fim desloque o mouse para onde quiser locar a imagem renderizada.
Por fim solte a rodinha e a tecla Alt.
Insira mais um nó – Shift + A. Em Filter, selecione Defocus.
Aparecerá a Janela do Defocus com alguns parâmetros a serem
modificados - ver abaixo.
Remaneje os Nós já inseridos conforme figura abaixo.
Desloque Defocus que ele fique sobreposto à linha que liga um nó ao outro – neste
caso o nó Render Layers e o Nó Viewer.
Ele automaticamente criará um vínculo entre os nós anteriormente interligados – ver abaixo.
Ele automaticamente criará um vínculo entre os nós anteriormente interligados – ver abaixo.
Relocando o nó Defocus
Conexão automática do nó Defocus com o Render Layer e o Viewer
Clique no botão ao lado da Letra Z (1) em Render Layers e arraste o mouse para criar um vínculo entre o tal nó e o nó Defocus (2).
Por fim, faça um vínculo entre image no nó Defocus (3) e o image no nó Viewer (4) conforme abaixo.
Altere alguns parâmetros no nó Defocus e verá a perda de nitidez já na imagem de fundo da área de trabalho.
Desmarque Preview (1). Marque o Use Z-Buffer (3) e altere fStop para 8 a 12 - ou valores menores que 8 para teste.
Observe abaixo a imagem se desfocando (1).
I
Iremos
renderizar o trabalho feito até agora.
Certifique-se de que em Post Processing (2) o Compositing (3) está habilitado.
Caso não esteja o acione.
Mude tamanho da imagem de 25% para 50% (4).
Por fim, clique em Image (5) ou
tecle F12 e a renderização acontece.
A perda de foco, por ser pós-processamento
ou pós-produção, ocorrerá no final da renderização.
That´s It!
Brinque com o objeto Empty anteriormente inserido e com
os parâmetros do nó Defocus e terá várias mudanças na imagem final.
Lembre-se de renderizar para verificar o resultado.
Lembre-se de renderizar para verificar o resultado.
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