PROJETO RECENTE 2014

PROJETO RECENTE 2014
CLIQUE NA IMAGEM / CLICK ON THE IMAGE

domingo, 24 de junho de 2012

TUTORIAL DEPTH OF FIELD P1


O que Chamamos D focus é esta perda de foco apresentada na figura acima. É um recurso inventado para dar noção de profundidade e muito utilizado por câmeras fotográficas ou câmeras de vídeo.
A figura acima foi feita no Blender 2.63, mas versões anteriores também suportam tal técnica de D focus.

Iremos utilizar os seguintes itens:
1- uma cena com objeto e plano – no caso acima um plane e várias cópias da Suzzy – mascote do Blender;
2- A Câmera;
3- Um Empty – objeto utilizado para que de maneira indireta possamos interferir em algumas aplicações. Não é renderizável em cena, mas importante para direcionar ou controlar o D focus.
4-  Nodes - para também controlar o recurso;
- Itens complementares:
5- uma lâmpada – poder ser a default aplicada no Blender;
6- Ambient Oclusion;

Etapas:
1- Abra o Blender;
2- Apague o Cubo Inicial;
3- Mude a vista para Top (tecla 7, com o cursor sobre a área de trabalho);
4-Tecle Shift + A e inserir um Plane;



Após inserção do Plano, dê um Scale de 10X – Tecla S + 10 + tecla enter.





Inserir Objetos:




O Próximo passo é inserir o macaquinho várias vezes:
1- Clique Shift + A e selecione Monkey;
2- Dê um Scale para reduzir o objeto recém-inserido. Tecle S + 0.5 e enter.
3- Observe que o objeto é cortado pelo plano. Para evitar isso, moveremos o objeto um pouco para cima e o giraremos para dar maior realismo na sua posição;

Obs. Sempre que achar necessário, tecle Z com o cursor sob a área de trabalho para alterar do modo Shade para o Aramado e vice-e-versa.

5- Na vista direita, teclado numérico 3, alinhe o objeto com o plano, sem dar a impressão de cortá-lo, colocando totalmente sobre o plano.

6- Tecle 7 no teclado numérico para mudar a vista para Top. Copie várias vezes o Objeto – shift + D;


Resultado Final de Várias cópias.


Ambient Oclusion:



Vá para World e clique em Ambient Occlusion. Ao renderizar – clique F12 para isso, vc verá o efeito do Ambient Occlusion;




Nenhum comentário: