O que Chamamos D focus é esta perda
de foco apresentada na figura acima. É um recurso inventado para dar noção de
profundidade e muito utilizado por câmeras fotográficas ou câmeras de vídeo.
A figura acima foi feita no
Blender 2.63, mas versões anteriores também suportam tal técnica de D focus.
Iremos utilizar os seguintes itens:
1- uma cena com objeto e plano –
no caso acima um plane e várias cópias da Suzzy – mascote do Blender;
2- A
Câmera;
3- Um Empty – objeto utilizado
para que de maneira indireta possamos interferir em algumas aplicações. Não é
renderizável em cena, mas importante para direcionar ou controlar o D focus.
4- Nodes - para também controlar o recurso;
- Itens complementares:
5- uma lâmpada – poder ser a
default aplicada no Blender;
6- Ambient Oclusion;
Etapas:
1- Abra o Blender;
2- Apague o Cubo Inicial;
3- Mude a vista para Top (tecla 7, com o cursor sobre a área de trabalho);
4-Tecle Shift + A e inserir um Plane;
Após inserção do Plano, dê
um Scale de 10X – Tecla S + 10 + tecla enter.
Inserir Objetos:
O Próximo
passo é inserir o macaquinho várias vezes:
1- Clique Shift + A e selecione Monkey;
2- Dê um Scale para reduzir o objeto recém-inserido.
Tecle S + 0.5 e enter.
3- Observe que o objeto é cortado pelo plano. Para
evitar isso, moveremos o objeto um pouco para cima e o giraremos para dar maior
realismo na sua posição;
Obs. Sempre
que achar necessário, tecle Z com o cursor sob a área de trabalho para alterar do
modo Shade para o Aramado e vice-e-versa.
5- Na vista direita, teclado numérico 3, alinhe
o objeto com o plano, sem dar a impressão de cortá-lo, colocando totalmente
sobre o plano.
6- Tecle 7 no teclado numérico para mudar a vista
para Top. Copie várias vezes o
Objeto – shift + D;
Resultado Final de Várias cópias.
Ambient Oclusion:
Vá para World e clique em Ambient
Occlusion. Ao renderizar – clique F12 para isso, vc verá o efeito do Ambient
Occlusion;
CONTINUA EM: TUTORIAL DEPTH OF FIELD P2
Nenhum comentário:
Postar um comentário